E. E. PROFESSOR CARAN APPARECIDO GONÇALVES
Breve Histórico da Instituição Escolar
Prof. Caran Apparecido Gonçalves - Nosso Patrono
Aos vinte e sete dias do mês de janeiro de um mil, novecentos e noventa e oito, às 16h14 inaugurou-se a Escola Estadual “Vila das Belezas” pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo Mario Covas e demais autoridades da Secretaria de Estado da Educação.
Jurisdicionada à 19ª Delegacia de Ensino, DRECAP 3, foi construída para instalar em seu prédio a Oficina Pedagógica e centralizar toda a demanda do Curso Normal das escolas da região: Escola Estadual Alfredo Gregório Vianello, Leopoldo Santana e Presidente Robert Kennedy.
Em 02 de fevereiro do mesmo ano iniciaram-se as atividades de atendimento à demanda escolar. Indicado pelo Delegado de Ensino que atuava naquele ano, assume a Direção da Escola o Professor Paulo Donizete de Souza Cruz, antigo Assistente Técnico Pedagógico (ATP da Oficina Pedagógica), querido por todo o corpo discente e docente, também por toda a comunidade local. Deu início ao ano letivo com todas as dificuldades que encontravam os diretores que assumiam o desafio de uma escola nova, sem funcionários, mobiliários, materiais e demais recursos.
Após a criação da escola pelo Decreto n° 43.074 de 06/05/1998, publicado no DOE de 07/05/1998, Paulo Donizete deixa a direção após grande manifesto da comunidade escolar, em frente à Delegacia de Ensino, que pleiteava a permanência do querido diretor. O fato se deu em virtude da atribuição na forma como previa a Resolução SE 54/95 que vigorava na época. É convidado, então, a assumir a vice-direção da unidade de ensino.
Em 20 de maio de 1998, é publicado no Diário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei de autoria do Deputado José Zico Prado, que mais tarde denominou a EE Vila das Belezas como “Professor Caran Apparecido Gonçalves” pela publicação da Lei 10.131 de 22/12/1998.
Caran Apparecido Gonçalves, nascido em 12 de outubro de 1932, em Taiúva, interior de São Paulo, foi diretor da Escola Estadual Alfredo Vianello Gregório, durante 18 anos de sua vida. Na manhã do dia 19 de setembro de 1996, o Educador Caran, esteve no ambiente de trabalho, exerceu normalmente seus misteres e, tendo se sentido mal no início da tarde, ainda na escola, foi levado às pressas para o hospital em estado de inconsciência. Faleceu no dia 26 de setembro após uma intervenção cirúrgica. Caran, em seus últimos momentos de vida consciente, teve a visão das paredes de sua escola, dos olhares de seus alunos, funcionários e professores.
Em 06/07/1998, acontece a Primeira Assembléia Geral para a eleição dos primeiros membros da Associação de Pais e Mestres. Em 15/09/1998, é registrada em cartório.
A Escola Estadual Professor Caran Apparecido Gonçalves encerra seu primeiro ano letivo com classes do Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio Regular, Ensino Médio Suplência e Curso Normal (antigo curso Habilitação Específica para o Magistério de 1ª a 4ª série e Educação Infantil).
Durante quatro anos passaram pela direção da escola quatro diretores. Em 02 de maio de 2002 Adriana Conegundes Araújo da Silveira assume a direção em decorrência de Concurso Público. Curiosamente, a Professora Adriana efetuou, em1998, aprimeira matrícula da escola. Na época trabalhava na Oficina Pedagógica que ocupava parte do 2° andar do prédio. Classificada em 126° lugar na lista geral dos aprovados no concurso estadual, escolheu esta unidade de ensino em virtude do encantamento que nutria pela escola desde a época de sua construção.
Atualmente, a escola conta com 2400 alunos distribuídos em 53 turmas, três turnos, nas seguintes modalidades: Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio Regular, Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Fundamental Ciclo II na Educação de Jovens e Adultos. Em2005, aescola atendeu a última turma do Curso Normal que deixou de ser oferecido. Possui 98 professores e 15 funcionários que atuam em áreas diferentes da docência. Possui ainda 23 salas ambiente, sala de professores, elevador, sala de coordenação, sala de vídeo, 9 banheiros, sala de leitura, sala de reuniões, sala ambiente de informática, sala para a coleta seletiva do lixo, sala de artes, secretaria, almoxarifado, 4 depósitos, sala do vice-diretor, sala do diretor, pátio, cozinha, despensa, refeitório, cantina, zeladoria, vestiários, 1 quadra coberta, uma quadra de vôlei descoberta, rampas de acesso, banheiro adaptado e estacionamento.
Projeto Principal
De Bem com a Vida, de Bem com a Escola: este projeto integra os demais projetos da unidade. Tem como objetivo o pensar criticamente sobre o meio ambiente de forma a transformar a realidade visando um mundo melhor. O cuidado com o Ambiente começa em casa, continua na escola e se propaga na sociedade. Por este motivo, a Escola Caran intensifica seus cuidados com o espaço escolar: a limpeza e a manutenção dos espaços de aprendizagem (salas de aula, jardins, sala de leitura, sala de informática, corredores, cozinha, refeitório, etc.), os cuidados e o respeito ao próximo, o princípio da convivência sadia e harmoniosa entre as pessoas. A escola expressa estes aspectos transformando o lixo em arte, lapidando a realidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DOS DOCUMENTOS:
1° Livro de Visitas da Escola Estadual Professor Caran Apparecido Gonçalves aberto em 27 de janeiro de 1998 por Paulo Donizete de Souza Cruz.
1° Livro de Comunicados Internos da Escola Estadual Professor Caran Apparecido Gonçalves aberto em 27 de abril de 1998 por Paulo Donizete de Souza Cruz.
1° Livro Ata da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Professor Caran Apparecido Gonçalves aberto em 06 de julho de 1998 por Doralice Alves Cosi.
Site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo www.al.sp.gov.br. Acesso à ferramenta de busca em 15/05/2006.
Quadro Escolar da Escola Estadual Professor Caran Apparecido Gonçalves, ano 2006, assinado por Adriana Conegundes Araújo da Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário